segunda-feira, maio 28

DA SÉRIE 'ACHO QUE NÃO', SEGUNDO CONTO: RECOMPENSA


_ ... e pelo poder a mim investido, eu os declaro marido e mulher.
O povo aplaudiu, enquanto Leto e Brianna se afastavam sorrindo, e Edguy sorriu ao ver o amigo e a moça que haviam salvo juntos indo embora com ele. Afinal de contas, você divide todo o tipo de tesouro com os amigos, mas a princesa deve ficar com o cara com a espada. Magos devem se contentar com grimórios, pergaminhos e...
_ Hã, com licença? Você é o amigo mago do Leto, não é?
Ele se voltou, preparado para as perguntas costumeiras, da honra de salvar a princesa, de lutar ao lado do Grande Espadachim Leto... mas não estava preparado para aquela deusa de cabelos castanho-claros longos, amarrados numa trança que descia quase até sua cintura, presa num laço gracioso. Passado o primeiro choque, ele curvou levemente a cabeça.
_ Ah... Edguy Lamirth, a seu serviço, minha dama...
_ Thaeri - ela sorriu de volta, numa reverência simples - Thaeri Quill. Mas não sou uma 'dama', apenas uma atendente da Princesa Brianna. Ela me contou tudo sobre o resgate, e... se importa de me contar do seu jeito? Sei que Leto é um grande herói, mas... ele não venceu sozinho, não é?
Bem, o amigo 'havia' ficado com a princesa, se tornaria o rei daquelas terras algum dia, e se tornara famoso como o grande herói. Não havia nada de errado se o mago tivesse mais do que os grimórios dessa vez, havia?
_ ... Acho que não - ele sorriu, estendendo o braço para Thaeri.
Nos anos seguintes, conforme Edguy imaginara, Leto se tornara o rei... e descobrira que ter a responsabilidade pelas vidas e bem-estar de súditos era trabalhoso, uma tarefa muito mais árdua e prolongada do que invadir covis do inimigo na calada da noite e salvar lindas princesas. E também, que algumas 'lindas princesas', mimadas como a filha única, não se acostumam a um marido que está sempre tão ocupado que não lhes dá a devida atenção. E o ouro que recebera como recompensa retornara aos cofres reais no mesmo dia de seu casamento, como parte de seu dote.
E de sua parte, o velho amigo do rei também acabou fazendo um casamento 'no castelo'. Com a diferença de ter uma esposa mais simples, ter mais tempo para ela e também para a prole que trouxeram ao mundo eventualmente. E também, sua parte recebida da recompensa foi muito bem administrada por Thaeri, garantindo à família uma vida simples, mas muito confortável.

MORAL DA HISTÓRIA: NÃO LEVAR O PRIMEIRO PRÊMIO PODE NÃO SER TÃO RUIM ASSIM.

Nenhum comentário: