quinta-feira, fevereiro 23

SALVE SUA IDÉIA


Hola de novo, leitores, leitoras e leitorinhas! Saudações do Louco!

Uma das coisas que mais parece atrapalhar os escritores e futuros sucessos de venda, até onde eu pude ver (entre as pessoas que conheci que também curtem escrever) é o fato de uma boa idéia chegar no meio do caminho enquanto outra tá em andamento (que atire a primeira pedra aquele a quem isso nunca rolou). Há quem prefira continuar se dedicando ao que começou, e por vezes deixa a boa idéia perder o viço; quando vai trabalhar nela, não tem mais a mesma graça que tinha. Há quem prefira largar o que tava fazendo e começar a nova, o que seria a idéia perfeita... se aquela largada no meio não fosse ficar abandonada pra sempre. Sério! Porque você abandona uma idéia hoje, e quando estiver pela metade da seguinte, tem uma ainda melhor! Repita isso umas duas vezes e logo será o feliz proprietário de uma pilha de idéias geniais que nunca vão ser completas, e ainda vai ter outras balas na agulha que nunca verão um término.

Sinuca de bico? Bem, nem tanto. Exige uma certa dedicação terminar os projetos que se tem e ainda manter a peteca no alto dos outros a caminho (eu mesmo estou com umas três em ponto morto enquanto refaço o fim do Darris), mas me parece importante ao menos 'dar uma garantia' a si mesmo que não vai se perder a essência da idéia. Uma excelente idéia, a meu ver, é dar a si mesmo uma palhinha do que está por vir.

Um capítulo, cinco páginas ou o que quer que sinta que será o suficiente pra manter a chama da idéia pendente viva, algo que faça você lembrar por que aquela idéia parecia tão boa, e por que vale a pena investir nela. Primeiro, se você é um autor compulsivo tipo eu, logo após a pausa necessária entre um trabalho feito e outro, a vida fica muito sem graça sem uma história nova a contar ^^ Segundo, qualquer idéia boa o bastante pra te fazer pensar em escrever deveria ter uma chance justa de vingar, não?

Meu maior assassino, um dos personagens mais desprezíveis que você já pôde ver, nasceu de duas folhas escritas assim, porque deu vontade e eu sabia que a idéia era ótima, embora ainda não soubesse onde ia encaixar aquilo na época. O importante não é quantidade, e sim qualidade, como sempre. Se você escrever cinco linhas que sirvam pra lembrar do entusiasmo inicial, e que dêem frutos depois, ora, já valeu a pena.

Mãos à obra. Lembre, são sugestões de alguém que curte escrever, também. Tenha um bloquinho no qual anotar no bolso, escreva num IPad, um tablet ou o que seja, mantenha sua idéia viva, lembrando sempre que elas são piores que vontade de espirrar; vêm do nada, e vão pra lugar nenhum depois que passam. É preciso registrar na hora que vierem, porque dificilmente se recupera depois que se forem. Uma vez começada, trabalhe nela o quanto for preciso até que ela agrade o leitor mais exigente de todos: você mesmo. Afinal, se o próprio autor não achar que tá boa o bastante, vai ficar difícil agradar qualquer outro.

Forte amplexo do Louco, e vamos escrever, gente! Um pouco mais de imaginação não vai matar ninguém (pelo menos, ninguém que não resolva pular de um prédio, 'imaginando' ser o Super-Homem ou coisa parecida ^^')

2 comentários:

Vivy disse...

Resolvi passar pra dizer que novamente não consegui terminar o email. A vida está corrida. Obra das 7h as 17h (as vezes as 18h), faculdade das 19h as 22h e no pequeno intervalo na correria e no fim de semana estou me dedicando ao meu namorado. Sim, vc leu certo. Estou namorando. How did that happen? Pois é... alguém conseguiu derreter meu gelo. Virei uma manteiguinha.

Ednilson disse...

Hahahahahaha, parabéns, então! ^^ E ao mesmo tempo, isso realmente me assusta. Eu não tinha acreditado em nenhum daqueles rumores sobre '2012 e o fim do mundo', até agora...

*suspiro* Bem, eu admito que não imaginava algo assim (a Miki que eu conhecia e romance eram como água e óleo), mas imaginei que 'algo' estivesse tomando seu tempo, indeed.

Agora tô mais curioso que nunca com o próximo e-mail ^^ No meio tempo divirta-se, nee-chan. E curta seu mino; afinal, é pra isso que se namora, né?

Bjon do otouto, manteiguinha ^^