domingo, julho 6

ESCREVER BEM… OU DIREITO?

Olá vocês, gente que lê! Outra vez vindo das terras distantes de Andre, a cidade das mudanças de tempo malucas, saudações do Louco!

Pois é, tava lembrando de como costumava escrever antigamente num post anterior. Em termo de mudanças, estilos e evolução, a gente também se depara com erros estranhos que cometia, coisa que hoje a gente olha e fala ‘cara, não acredito que eu errava isso!’. E como de costume, uma pergunta curiosa me ocorreu, e trago ela pra vocês. Você deixaria de ler uma história mal escrita?

Perdão, acho que o termo ‘mal escrita’ não foi bem usado aqui. A idéia é, se você soubesse que tá cheio de erros de grafia e gramática, você ficaria tão incomodado que deixaria de ler? Mesmo sabendo que a história, em si, poderia ser muito boa?

Tá, trabalhemos com hipóteses. Taí esse seu amigo ou amiga, e você sabe que a pessoa tem uma imaginação prodigiosa e sabe fazer uso dela. Problema é, desde que a leitura deixou de ser obrigatória e o povo passou a ser aprovado automaticamente até a terceira série, a habilidade de escrita da população se tornou algo que sofrível, e embora esse pessoa tenha ‘calibre’ e ‘munição’ pra uma boa história, a beleza da produção vai equivaler a uma criança de cinco anos fazendo retrato dos pais com uma caixa de giz de cera (vai ficar meio feio, né?). E aí, você se privaria de uma boa história por conta de um visual não muito bonito? Ou, não importando a capacidade, a pessoa não vai saber contar algo digno de atenção até aprender a expressar isso da forma correta?

Sinceramente? Não sei o que eu faria. Admito que sou fresco o bastante pra ficar incomodado com escrita ruim (sem ofensa, quem tem dificuldade pra escrever, mas pra fãs de leitura que ‘gostam’ da coisa, vira uma coisa automática gostar de ver as palavras feitas direito, e incomoda a ponto de quase ‘doer’ ver elas mal feitas. Desculpem por isso), e uma seqüência muito repetida de erros pode acabar tirando nossa atenção do conteúdo até legal que nosso amigo ou amiga queria mostrar, como conversa paralela atrapalha a concentração se vc tenta ouvir música boa, ou ver um bom filme. Não gostava de ler livros em inglês com dicionário por achar que isso tirava o ‘ritmo’ da leitura, e acredito que seja o mesmo pra uma leitura de erros repetidos.

Por outro lado, sempre gostei de uma boa história, o bastante pra dar a qualquer um uma chance justa de me convencer que seu argumento, filme ou o que seja é bom, mesmo que sua gramática e ortografia não sejam exatamente passáveis. Pessoalmente, e agora vou ser ruim, não me parece que alguém que ‘não goste’ de ler consiga realmente juntar material na cabeça, e aquela experiência passiva de presenciar estilos de outros autores, pra conseguir desenvolver uma forma de narrativa que possa empolgar outros leitores. Mas de boa? Eu posso muito bem estar errado. Minha avó era analfabeta, e dizia e sabia de coisas que desconfio que nunca vou achar em livro nenhum. Então, fico muito com o pé atrás antes de dizer isso com certeza. Lembra, eu sou o cara do equilíbrio, ou tento ser; ao mesmo tempo, eu tenho uma opinião, mas não quer dizer que esteja certo.

E por isso que aconselho a todos os que curtem uma boa leitura a darem uma chance justa; muito escritor quando começa é discriminado (a velha história de ‘precisamos de alguém com mais experiência’, coisa que nunca teremos enquanto alguém não nos der uma chance...), e num modo geral, não leva tanto tempo pra descobrir se você ‘vai’ gostar do que tá lendo ou não. Em uma ou duas páginas você deve saber se tá interessado ou não, não é possível.

Minha opinião sobre o tópico é dúbia demais pra ser levada em conta, então não sei se posso dar bom conselho. Mas se fosse a pessoa tentando apresentar a vocês algo que escrevi, ficaria muito feliz com uns minutinhos de atenção. E mais ainda se tivesse as partes boas do meu escrito elogiadas, além das ruins criticadas. Com seriedade, viu, porque existem também aqueles que são tão críticos que partem pra a leitura com o instinto de ‘vejamos o que não está bom’, sem lembrar de elogiar. Calma aí, não é possível que esteja tão ruim também... é?

Forte amplexo do Louco, e boa semana! Ah, e vamos de música (pra quem gosta de contos de fada ^^)

Beauty and the Beast (Nightwish)
A Bela e a Fera

Remember the first dance we shared?
Lembra-se da primeira dança que partilhamos?
Recall the night you melted my ugliness away?
Recorda-se da noite em que você desfez a minha feiúra?
The night you left with a kiss so kind
A noite em que você partiu com um beijo tão gentil
Only a send of beauty left behind
Apenas um vestígio de beleza deixado para trás.

Ah dear friend I remember the night
Ah, caro amigo, eu me lembro da noite
The moon and the dreams we shared
A lua e os sonhos que partilhamos
Your trembling paw in my hand
Sua pata tremendo em minha mão
Dreaming of that northern land
Sonhando com aquela terra do norte,
Touching me with a kiss of a beast
Me tocando com o beijo de uma fera.

I know my dreams are made of you
Eu sei que meus sonhos são feitos de você
Of you and only for you
De você e apenas para você
Your ocean pulls me under
Seu oceano me puxa por baixo
Your voice tears me asunder
Sua voz me dilacera
Love me before the last petal falls
Me ame antes que a última pétala caia.

As a world without a glance
Como um mundo sem um olhar
Of the ocean's fair expanse
Da bela extensão do oceano,
Such the world would be
Tal o mundo seria
If no love did flow in thee
Se amor nenhum fluísse em ti,
But as my heart is occupied
Mas, como meu coração está ocupado,
Your love for me now has to die
Seu amor por mim agora tem que morrer.
Forgive me I need more than you can offer me
Perdôe-me, eu preciso de mais do que você pode me oferecer.

Didn't you read the tale
Você não leu o conto
Where happily ever after was to kiss a frog?
Onde ‘feliz para sempre’ era beijar um sapo?
Don't you know this tale
Não conhece este conto
In which all I ever wanted
Em que tudo o que eu já quis
I'll never have
Eu nunca terei,
For who could ever learn to love a beast?
Pois quem jamais poderia aprender a amar uma fera?

However cold the wind and rain
Não importando quão frios o vento e a chuva
I'll be there to ease your pain
Eu estarei lá para acalmar a sua dor.
However cruel the mirrors of sin
Não importando quão cruéis os espelhos do pecado,
Remember beauty is found within
Lembre-se que a beleza é encontrada no interior....

Forever shall the wolf in me desire the sheep in you...
… para sempre o lobo em mim desejará a ovelha em você...

Nenhum comentário: