domingo, outubro 28

O DIREITO DOS VILÕES

Olá visitantes e visitantas! Aproveitando o intervalo mais ou menos regular cedido do último pra cá, saudações do Louco!

Deve mesmo ter rolado umas três semanas, ou kind of, e assim sendo eu trago à baila mais um tema que me chamou atenção nos dias recentes. Sei que eu já falei dos vilões e do papel deles (ou acho que falei), e assim sendo eu pergunto do 'Direito dos Vilões'.

Qual a primeira coisa que vem à mente quando se fala do 'vilão'? Aquele cara vestido com roupas escuras, uma gargalhada histérica e fatal, cujo único hobby na vida parece ser ir lá e zoar gente boa, que tá cuidando da própria vida. Aquela tia com cara de bruxa velha, gorda, descabelada e verruguenta, que torce o nariz já naturalmente torcido pra tudo o que as outras pessoas gostem, só porque ela não quer gostar. Ou melhor, a vilã do novo milênio, aquela tremenda gata que é tão bonita por fora quanto medonha nas atitudes, que empurraria um ceguinho escada abaixo só por estar entediada e precisar de estímulo, ou sei lá o que.

Felizmente, ou não, os vilões saíram um pouco daquela coisa de 'fazer o mal' por falta do que fazer (vide Esqueleto do He-Man). Vilões modernos, ou a maioria deles, me parece, agora vêm com um propósito mais elevado, uma verdadeira motivação pra cruzar espadas ou tacar magia nos assim chamados 'campeões do bem' (que, pasmo, por vezes não têm a menor idéia de por que estão brandindo sabres de luz ou lançando feitiços com belos efeitos visuais). O mago superpoderoso de armadura escura e com uma pá de seguidores de repente tá só tentando proteger a princesa loirinha linda que pretende se matar. A baleia branca só estava cuidando da própria vida, e veio aquele capitão obcecado e cismou que queria exibí-la como troféu. É errado da parte dela reagir? Se ele perdeu um olho e uma perna e ainda não aprendeu a lição, e resolveu ir atrás dela de novo, esse cara tá procurando confusão, não tá?

Também, vale lembrar que o conceito do que é 'mal' infelizmente é muito subjetivo. Tá, acho que se pode definir geralmente como 'tudo o que eu faço usando o meu direito e o dos outros, mesmo sem pedir licença', mas numa espécie de regra de comum acordo, as pessoas entendem como 'mal' tudo o que os outros fazem que nos desagrada pessoalmente, e aí danou, levando em conta o quanto gostos são diferentes e o quão fácil é se desagradar com algo que outros fazem. Se cada pessoa do mundo que fuma, por exemplo, for potencialmente mal (detesto fumaça de cigarro), estou prestes a declarar meus inimigos jurados meu mano véio e uma tia-avó que eu curto um bocado... e sei lá por que, mas não estou muito a fim de fazer isso.

Não estou dizendo que não existam vilões verdadeiros, nada a ver. Por melhor que seja a motivação, a partir do momento que você parte pra a ofensiva com a idéia de 'ataque preventivo', já se perdeu a razão. O que estou dizendo é que, por mais desencaminhado que se esteja, ou por mais errados que estejam, alguns vilões têm motivos e direitos tão bons pra lutar (ou até melhores) do que certos heróis. E nesse caso se segure, que a luta deve ser uma épica batalha de motivações, algo bem mais legal do que ver o cara de paletó e cabelo impecável esmurrando o cientista louco que tomou o controle de um satélite canhão laser pra exigir dinheiro das nações do mundo (aliás, isso me dá uma ótima idéia pra assunto no futuro. Heh, me aguardem... ^_^)

Um amigo uma vez comparou o Fera dos X-Men com sua versão maligna, o Fera Negro, que uma vez se confrontaram num dos últimos gibis dos X-Men que eu comprei. Ele disse que o Fera Negro era um verdadeiro cientista em comparação com o original, porque ele não se detinha por nada (nem mesmo escrúpulos ou moralidade) pra alcançar uma resposta a uma dúvida, e isso sim é ciência. Talvez, mas se a base da ciência é destruir o mundo pra entender como ele funciona, ela não parece ciente de que não vai restar ninguém pra entender a grande descoberta no final, uma tremenda DEFIciência ao fim de todas as somas, a meu ver.

É, acho que já falei demais por hoje ^^ Forte amplexo do Louco, sempre esperando suas opiniões, e... já que falamos do direito dos vilões, acho que vou mandar essa música aqui. Nunca gostei muito de 'O Mágico de Oz', mas costumava curtir o desenho que fizeram uns tempos depois com os descendentes dos heróis originais (alguém mais viu? Passava no SBT).

Wicked Witch (Demons & Wizards)
Bruxa Má

There is a demon,
Há um demônio,
an evil mind
uma mente maligna
inside us
dentro de nós.
Oh, I know, I know...
Ah, eu sei, eu sei...
We all know the rules.
Nós todos conhecemos as regras.
When water will be shed
Quando água for derramada
the wicked witch is...
a bruxa má vai...

This is the end of all the miracles.
Este é o fim de todos os milagres.
Farewell to you yellow brick road.
Adeus a você, estrada de tijolos amarelos.

Everything she is asking for
Tudo pelo qual ela está pedindo
it all belongs to her.
Tudo pertence a ela.
Now she's gone into nothingness.
Agora, ela se foi para o nada.
There she waits.
Lá ela aguarda.

Still I can hear her singing in the room
Ainda assim, posso ouví-la cantando no quarto.
In the room...
No quarto...
I know she's gone.
Eu sei que ela se foi.
I've thought 'She'll never fail,
Eu pensei, 'Ela nunca vai errar,
All magic will be gone
Toda a mágica vai desaparecer
the day she'll melt away'
no dia em que ela derreter'.

This is the end of all the miracles
Este é o fim de todos os milagres.
Still I hear her singing in the dark.
Ainda assim, eu a ouço cantando no escuro.
Truth has changed, her voice it stays the same.
A verdade mudou, a voz dela, permanece a mesma.
Farewell to you yellow brick road.
Adeus a você, estrada de tijolos amarelos.
Still I hear her singing in the dark.
Ainda assim, eu a ouço cantando no escuro.
While time goes on, her voice will fade away.
Enquanto o tempo avança, a voz dela vai desaparecer.

"They are all, they're everything, they're mine.
"Eles são todos, são tudo, são meus.
Silver shoes, you're mine, you are mine,
Sapatos de prata, vocês são meus, vocês são meus,
You are mine"
São meus"

Hate will live on.
O ódio vai sobreviver.

This is the end of all the miracles
Esse é o fim de todos os milagres.
Farewell to you yellow brick road.
Adeus a você, estrada de tijolos amarelos.

The wicked witch is dead..............
A bruxa má está morta...............

12 comentários:

Vivy disse...

Nossa, por falar em vilões, ontem eu fui ver a Ópera Aída e fiquei encantada com a soprano que faz a voz da Amnerís, a vilã da história. A voz da Aida era linda, mas a Amnerís tinha uma voz mto forte. Tá aí o poder dos vilões pra vc. Ah e acho que já recebeu o email a essa altura, né? Bom, não precisa ter pressa para responder, eu acho que só terei tempo de te dar uma resposta depois do dia 27 de novembro. Esse maldito dente naum sara, eu to com sinusite e ainda tenho que arrumar um tempinho pra desenhar a princesa da Disney, de dar aula e estudar para o vestiba. To beeeem mortinha. bjão otouto.

Anônimo disse...

Uai... Eu podia jurar que tinha deixado um comentário aqui... Bão, lá vai, o q eu tinha escrito era mais ou menos isso...

Falando do poder dos vilões, de repente era por isso que a Amnerís tinha uma voz tão forte, uai ^^ De repente ela era feita pela atriz q fez a freira em 'Mudança de Hábito', com a Whoopi Goldberg ^^

Alguns vilões realmente se destacam. Muitos deles parecem ter mais personalidade que a maioria dos heróis. E são um desafio muito maior a se interpretar (já que se fazer de santinho é uma habilidade natural do ser humano, né? ^^)

Beijão, irmãzinha, e não esquenta com o e-mail. Vou terminar assim que puder e te mando, e não tenha pressa pra responder - lembra, isso é pra ser divertido, e feito quando houver tempo. Por ora, beijão do otouto!

Vivy disse...

Nossa, q óoodio, fiquei sem internet ontem desde a hora q acordei até agora. Reclamei com o mundo e quando fui ver o cabo do modem estava desligado (provavelmente a empregada tirou quando estava limpando -_-)

Bom, atrasado, mas vá lá: Happy Birthday otouto!!!!! Best Wishes ever! Me diga como foi o seu Halloween/Niver. Bolo de limão é? hm... faz tempo que não como um. Ganhou mtos presentes??? Conta! Conta! bjão e felicidades da nee-chan!!!

Anônimo disse...

Hahahahahaha, mas um cabo desligado pode ter salvo seu modem, nee-chan! Lembre-se, seu otouto já teve uma placa frita por um raio, e tem chovido raios por aqui ultimamente ^^

Valeu da lembrança, irmãzinha; otouto agradece pra caramba ^^ Sim, umbolo de limão nervoso da minha mãe, c tinha que ter visto - e comido!!!! Presentes... chegam mais tarde, eu acho ^^' Por enquanto, só um, mas tô curtindo até não poder mais. Setenta e oito das minhas músicas favoritas gravadas num CD pela minha outra irmãzinha, q tomou o tempo dela fazendo isso. Vai desde pérolas dos velhos tempos como 'Serão Extra', 'Turning Japanese' e 'I Don't Like Mondays' até algumas mais novas tipo 'Psycho Circus', 'Civil War' e 'Soraia Queimada' ^^

Sim, e meu níver caiu no halloween como de costume ^^ Otouto abóbora atacando de novo! Brigado da lembrança, do e-mail e da mensagem no blog, criança! Otouto agradece da lembrança. Seu e-mail tá indo em breve, tô quase terminando! Beijão, Miki!

Vivy disse...

'seu email está indo em breve.' vamos ver o qnto esse breve durará. hey, eu coloquei uns desenhos antigos no meu blog. o terceiro de cima pra baixo era uma 'cena' daquela historia da Anne, lembra?

Anônimo disse...

Mas olha só que coisinha... ^^' Não foi vc mesma quem me disse pra não ter pressa, q vc só teria tempo pra responder no final do mês, criança bizarra?

Não que seja problema; o e-mail tá quase pronto - e isso pq estou cozinhando o galo, ou a coisa já teria ido ~_^ E, sim, eu tive chance de ver. Um daqueles desenhos vc me mandou (algo como 'kyaaa, o professor - ou era 'fessor'? - de física chegou' ^^) tbm está lá. Hm, eu deixei um comment lá, não deixei...?

Ah, bem, até breve, irmãzinha maluka, e não esquenta! Resposta deve chegar logo. Afinal, quando comparado à eternidade, um ano é muito rápido... ~_^

Beijão do otouto

Vivy disse...

yuuuhuuu. feriado de quinta a terça. acho q terei tempo pra responder o email, isto é se vc mandar logo. :p

Anônimo disse...

Do que vc tá falando? ^^' Eu JÁ mandei! Tem pelo menos uns seis dias, sem brincadeira! Zipei mais dos seus arquivos Mikianos e outra parte do 'Conto'...!

Agh, só faltava o IGoogle ter comido minha mensagem; vou ficar ainda mais surtado com eles (já não basta terem quase me excluído do blog aqui e do da Christabel, poxa...)

Bão, mas foi bom vc ter posto isso aqui; vou lá postar de novo, então.

Té mais moça, e apareça pra me dizer se a mensagem não chegar nos próximos minutos, tbm; eu VOU mandar outra vez, that's for sure

Beijão do otouto (q, ao menos dessa vez, é inocente ^^)

Vivy disse...

sim, chegou! eu vou responder logo, espero. pelo menos as aulas jah terminam semana q vem e vivaaaa to livre outra vez.

Anônimo disse...

Qdo vc diz, 'as aulas terminam', quer dizer as aulas q vc ensina ou tem como aluna? ^^' Sabe como é, essas teachers students dão um certo trabalho pra situar, às vezes...

Mas fico grato q finalmente a coisa tenha chegado (assim não preciso falar mais nada de ruim do sistema blogger google por mais um tempinho ^^). Té a resposta, irmãzinha!

Vivy disse...

maldita seja a lei de murphy. o meu monitor pifou e estou rapidinho no computador na minha mãe pra avisar que não sei quando volto ao mundo virtual. se for mais de uma semana eu vou ter um treco. mas só pra avisar que lá vai a Miki sumir outra vez.

e muda de post, jah escrevi demais nesse.

Anônimo disse...

Hahahahahahaha, Miki virtual tá com defeito na tela! ^_^

Eu escreveria de bom grado, mas tenho que manter a palavra; ao menos até acaberem os temas (ainda tenho uns dois ou três na reserva, acho eu), preciso respeitar o prazo de três semanas antes de trocar ^^

Mas de boa, Miki. Trocar o post, presumo, vai ser o ato final da semana atribulada q seu otouto tá passando. Retomei com gosto e orgulho minhas funções no 'conto da batalha perdida', mas essa semana vai ser de lascar. Writing Festival, casamento de uma amiga, confraternização no serviço... lots of stuff

Pelo menos já passei pela quarta-feira. Isso qeur dizer algo ~_^

Beijão, moça sem monitor. Até nossa próxima mensagem

P.S: As pessoas sumiram, vc notou?