quinta-feira, outubro 11

"O QUE SERIA DOS CLÁSSICOS SE...?"

Olá gente que lê! depois de um tempinho ausente - bem menos do que da última vez, mind you ^_^ - saudações do Louco!

Bão, dada a chance de todo mundo comentar ou ler o último post, apareço agora pra responder - ou me meter a besta e comentar assim mesmo - a sugestão da minha irmãzinha youkai; 'O Valor dos Clássicos'.

Muita gente, eu já vi, debate o que seria um 'clássico'. É algo que fica em moda pra sempre. É algo que marca época. É algo antigo que todo mundo lembra e curte. É algo notável por uma ou mais características, seja em inovação, estilo ou alguma outra coisa.

Trago o assunto a baila pq minha irmãzinha youkai mencionou '2001 - Uma Odisséia no Espaço'. É indeferível como clássico, eu admito - ao menos no meu entendimento de clássico, uma coisa antiga que marcou sua época por alguma característica marcante e tornou-se uma referência no gênero. E é um filme excelente... se vc estiver com uma insônia nervosa que remédio nenhum dê jeito >< Se vc não dormir vendo esse filme, não tem barbitúrico que resolva.

Tudo o que se compõe, filma ou grava tem um bom potencial pra se tornar clássico. No exemplo supracitado, eu diria que é um filme 'cult', o que um tipo seleto de audiência - né Miki? - apreciaria, mas definitivamente não é pra todos os gostos. Embora possa haver criações clássicas que agradam à maioria. Sei lá... Quem não curte Queen talvez goste de Demônios da Garoa, quem não gosta de novela pode apreciar uma boa peça de teatro, quem desdenha de um bom livro de repente vive grudado lendo cabeçalho de jornal.

A lista é imensa, a diversidade é imensa, pois tem gente demais no mundo. E assim como existem os fãs de livros, filmes e etecéteras clássicos, que dão preferência à segurança de ir ver ou ler algo que muita gente já definiu como 'bom', também há pessoas que preferem o que nunca foi visto, totalmente zero quilômetro, dando uma chance justa a quem não se provou ainda, mas tem potencial. E pode vir a se tornar clássico, também, com o devido tempo e reconhecimento.

Sinceramente, não sei qual o critério pra definir 'clássico', ou se existe um. Mas acho que na sua maioria, pelo menos, os autores não 'buscavam' marcar época. Eles queriam expor uma opinião ou ponto de vista, ou simplesmente contar uma história (meu tipo favorito), e por acaso se sairam tão bem que ninguém consegue ignorá-los por completo. Às vezes os desprezam ou repudiam (eu em relação ao velho Kubrick), mas reconhecem sua capacidade em produzir marcos de época, contos, histórias e filmes que talvez não agradem a um gosto particular, mas que foram bons demais em sua categoria pra fazer sucesso por algum tempo.

Sucessos que marcam época, idéias que imortalizam o autor. O que pode ser mais clássico que isso?

Acho que é só por enquanto. Ah, e em três semanas trago algo de novo pra comentar - as idéias estão no caderninho, a não ser que eu o perca outra vez #^^# Vamos dar tempo pra todo mundo ler, pensar e talvez comentar, e então voltarei. Rirei, e voltarei.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! *imitando o Dr. Grog*

Forte amplexo do Louco... e, já que falamos de clássicos, tá aqui um clássico que eu desafio as pessoas a lembrarem. Um clássico da música falando de um clássico ainda maior da literatura, a 'mãe de todas as novelas', como eu digo - embora minha irmã insista que esse título vai pra 'Heart of Darkness'. Sei lá...

Wuthering Heights (Kate Bush)
O Morro dos Ventos Uivantes

Out on the wiley, windy moors
Fora nos pântanos enganosos, onde ventava,
We'd roll and fall in green.
nós rolávamos e caíamos na grama.
You had a temper like my jealousy:
Você tinha um temperamento como o meu ciúme:
Too hot, too greedy.
Quente demais, exigente demais.
How could you leave me,
Como pôde me deixar,
When I needed to possess you?
quando eu precisava te possuir?
I hated you. I loved you, too.
Eu te odiava. Eu te amava, também.

Bad dreams in the night.
Pesadelos na noite.
They told me I was going to lose the fight,
Eles me diziam que eu ia perder a luta,
Leave behind my wuthering, wuthering
Deixar para trás meu morro, morro,
Wuthering Heights.
Morro dos ventos uivantes.

Heathcliff, it's me--Cathy.
Heathcliff, sou eu -- Cathy.
Come home. I'm so cold!
Venha pra casa. Estou com tanto frio!
Let me in-a-your window.
Me deixe entrar pela sua janela.

Heathcliff, it's me--Cathy.
Heathcliff, sou eu -- Cathy.
Come home. I'm so cold!
Venha pra casa. Estou com tanto frio!
Let me in-a-your window.
Me deixe entrar pela sua janela.

Ooh, it gets dark! It gets lonely,
Ooh, fica escuro! Fica solitário,
On the other side from you.
do seu outro lado.
I pine a lot. I find the lot
Eu sofro um bocado. Eu descubro que o todo
Falls through without you.
desaba por completo sem você.

I'm coming back, love.
Estou voltando, amor.
Cruel Heathcliff, my one dream,
Cruel Heathcliff, meu único sonho,
My only master.
Meu único mestre.

Too long I roam in the night.
Por tempo demais eu vagueio na noite.
I'm coming back to his side, to put it right.
Estou voltando para o lado dele, para acertar as coisas.
I'm coming home to wuthering, wuthering,
Estou voltando para casa para o morro, morro,
Wuthering Heights,
Morro dos Ventos Uivantes.

Heathcliff, it's me--Cathy.
Heathcliff, sou eu -- Cathy.
Come home. I'm so cold!
Venha pra casa. Estou com tanto frio!
Let me in-a-your window.
Me deixe entrar pela sua janela.

Heathcliff, it's me--Cathy.
Heathcliff, sou eu -- Cathy.
Come home. I'm so cold!
Venha pra casa. Estou com tanto frio!
Let me in-a-your window.
Me deixe entrar pela sua janela.

Ooh! Let me have it.
Ooh! Me deixe ficar com ela.
Let me grab your soul away.
Me deixe levar sua alma embora.
Ooh! Let me have it.
Ooh! Me deixe ficar com ela.
Let me grab your soul away.
Me deixe levar sua alma embora.
You know it's me--Cathy!
Você sabe, sou eu -- Cathy!

Heathcliff, it's me--Cathy.
Heathcliff, sou eu -- Cathy.
Come home. I'm so cold!
Venha pra casa. Estou com tanto frio!
Let me in-a-your window.
Me deixe entrar pela sua janela.

Heathcliff, it's me--Cathy.
Heathcliff, sou eu -- Cathy.
Come home. I'm so cold!
Venha pra casa. Estou com tanto frio!
Let me in-a-your window.
Me deixe entrar pela sua janela.

Heathcliff, it's me--Cathy.
Heathcliff, sou eu -- Cathy.
Come home. I'm so cold!
Venha pra casa. Estou com tanto frio!

5 comentários:

Vivy disse...

Wuthering Heights!!!! Realmente, essa é um clássico e um dia vou conseguir cantá-la num karaokê (para isso preciso ir em um, coisa q naum faço desde aquela vez no Porque Sim). Ahahahaha e gostei do '- né Miki-' eu não sou tão cult assim, vai. Eu até assisti Os Motoqueiros Selvagens semana passada. Mas eu gostei que de modo geral você não falou mal do filme. hunf. E quanto ao email, ainda tenho que começar a responder. Vou colocar meus estudos em dia e espero enviar até domingo. bjinhos da Miki

Anônimo disse...

Hahahahahahaha, oi irmãzinha, devia imaginar q vc ia ser a primeira a comentar... ^^ É ótimo te ver de novo, ou quase! Saudações do otouto!

Sim, achei que esse era um post adequado pra 'Wuthering Heights'... e deixo pra vc a tarefa de cantá-la. Kate Bush tinha uma voz de soprano, e eu não vou conseguir enganar ninguém com isso.

sim, vc é cult sim ^^ Talvez não tão seletiva... ora, a quem estou enganando... ? -_-' ... Mas vc é o tipo seleto de audiência que é capaz de curtir algo que a maioria não gosta. Mas de boa, isso é uma qualidade. Q eu não tenho, mind it, mas é ^^ E, achei que não seria justo trazer o assunto pro blog pra falar mal do filme, né? Ao menos, não o tempo todo ~_^

Eu temia que não desse tempo de fazer a resposta ainda, mesmo, considerando o último aviso. Mas de boa, mocinha, otouto espera. ^^ Enquanto vc tiver paciência, manteremos a conexão. Beijão carinhoso, saudoso e feliz de rever notícias suas, do otouto ^_^

Vivy disse...

hey, o outro comentário que eu tinha feito, desapareceu!

Vivy disse...

Bom, eu tinha escrito que eu não consigo sequer começar o email. Mas estou fazendo o possível. Nunca me senti tão sufocada! terça eu tava dando aula e apaguei. sério, fui acordar na sala dos professores com a boca cheia de sal. coisa bizarra. só pra avisar, otouto, que eu responderei assim que conseguir sentar aqui por mais de vinte minutos. bjão da nee-chan

Anônimo disse...

Santa lasanha! O que tá te acontecendo, criança? Miki sem conseguir usar computador, invernos sem frio, primaveras sem chuva...

Daqui a pouco vão inventar música sem inteligência... o quê? Já existe?! Gaaaaaaahhhh!!!

Cuide-se direito, criança maluca, e não esquenta com a resposta. Faça isso se e quando estiver legal. Otouto espera ~_^

Ah, e o outro comment não apareceu mesmo... ^^'

Beijão!