domingo, novembro 25

A POLÊMICA DOS NOMES

Olá de novo, leitores e leitoras! Uma semana atrasado, mais ou menos, saudações autorais do Louco!

Acho até que já mencionei algo parecido com o tema de hoje uma vez, há algum tempo, mas como não lembro direito o que foi e, de qualquer jeito, vai ser um enfoque diferente, arrasto uma lista telefônica semiusada pra perguntar 'O que, raios, é um nome?'

Como eu acredito já ter dito antes, por vezes inúmeras é muito mais simples descolar um enredo completo, com começo, meio e fim, do que um único e miserável nome. E isso porque, conforme a nossa história tem provado vez após vez, é mais difícil escolher um nome adequado do que pode parecer.

Os orientais e os elfos têm isso em comum, me parece; seus nomes têm algum significado específico na sua língua mãe, e isso pode ajudar - ou não - na hora do batismo. Nós, ocidentais (entenda-se por enquanto 'brasileiros') tendemos a escolher nomes com bases estranhas: amigos queridos que temos ou tivemos; parentes próximos; atores ou atrizes de novelas e séries que estão em cartaz (ou ninguém percebeu o acúmulo de 'Tainás', 'Caíques' e outros que anda se mostrando por aí? E aquela mina que a essa altura já batizou o filho de 'Legolas'? Agh!); nomes de remédios, do time do coração (como esquecer do tiozinho mineiro que batizou a filha de 'Ocitelta'? - leia de trás pra frente. E a mesma, que agora já é mãe e vai batizar a pimpolha recém-nascida de 'Anacitelta'? Aaaaghh...!)

Quem leu 'A História Sem Fim', ou viu o primeiro filme da série, deve ter alguma noção do quanto um nome pode ser poderoso; tudo o que bastou pra salvar Fantasia do 'Nada' foi dar um nome diferente à Imperatriz Menina. Em 'Yu-Gi-Oh!', o antigo Faraó selou a calamidade do passado apagando a própria memória, e a única forma de recuperá-la seria redescobrindo seu verdadeiro nome. Em 'Romeu e Julieta', o rapaz poderia talvez até ter convencido os pais da moça de que era um cara legal e merecia ficar com a filha deles, se não fosse pelo sobrenome que tinha. A lista é imensa, e há exemplos muito melhores dos que eu usei. Basta notar como a nossa atenção muda ao ler; se vc tá lendo sobre um coadjuvante na história e ele não vai ter papel importante, dificilmente recebe um nome. Um personagem secundário que receba nome, porém, atrai a atenção e dá a nítida impressão de que, cedo ou tarde, vai fazer algo relevante. Ou, em um ou outro caso, a ausência do mesmo é praticamente o rótulo que se dá ('O Cavaleiro Sem Nome', 'Aquele Que Não Deve Ser Nomeado', 'Ele', 'A Coisa', 'O Super-Herói Americano'... e por aí vai)

Acho que já deu, né...? Se alguém tiver algo a comentar a respeito da polêmica dos nomes, ou alguma história engraçada (engraçado como isso sempre tem ^^) a respeito de nomes, fala aí! Os comments tão aí pra isso mesmo!

Forte amplexo do Louco... e vamos com outra musiquinha. Não tem nada a ver com o post, imagino, mas me descobri deslumbrado como sempre com algumas das tempestades mais recentes, e acho q tava louco por uma boa razão pra colocar essa letra aqui ^^ Té mais!

Storm (Blackmore's Night)
Tempestade

A timeless and forgotten place
Um lugar esquecido e sem tempo
The moon and sun endless chase
A caçada infinita do sol e da lua
Each in quiet surrender
Cada um em quieta rendição
while the other reigns the sky...
enquanto o outro governa o céu...
The midnight hour begins to laugh
A hora da meia noite começa a rir
A summer evening's epitaph
O epitáfio de uma noite de verão
The winds are getting crazy
Os ventos estão enlouquecendo
as the storm begins to rise...
enquanto a tempestade começa a se erguer...
As the storm... begins to rise.
Enquanto a tempestade... começa a se erguer.

Wild were the winds that came
Selvagens eram os ventos que vieram
in the thunder and the rain
no trovão e na chuva
Nothing ever could contain
Nada jamais poderia conter
the rising of the storm...
o levante da tempestade...
In the wings of ebony
nas asas de ébano
Darkened waves fill the trees
ondas escuras enchem as árvores
Wild winds of warning
Ventos selvagens de aviso
echo through the air...
ecoam através do ar...

Follow the storm now
Siga a tempestade agora.
I've got to get out of here...
Eu tenho que sair daqui...
Follow the storm as you take to the sky.
Siga a tempestade enquanto você vai para o céu.
Follow the storm now
siga a tempestade agora
It's all so crystal clear
É tudo tão transparentemente claro.
Follow the storm as the storm
Siga a tempestade enquanto a tempestade
begins to rise
começa a se erguer

She seems to come from everywhere
Ela parece vir de toda a parte.
Welcome to the dragon's lair.
Bem vindo à gruta do dragão.
Fingers running through your hair
Dedos correndo pelo seu cabelo
She asks you out to play...
ela te pede para sair para brincar...
In all of nature's sorcery
Em toda a feitiçaria da natureza
the most bewitching entity
a mais cativante entidade
Hell can have no fury like
O inferno não pode ter fúria igual
the rising of the storm
ao erguer da tempestade.

Follow the storm now
Siga a tempestade agora.
I've got to get out of here...
Eu tenho que sair daqui...
Follow the storm as you take to the sky.
Siga a tempestade enquanto você vai para o céu.
Follow the storm now
Siga a tempestade agora
It's all so crystal clear
É tudo tão transparentemente claro.
Follow the storm as the storm
Siga a tempestade enquanto a tempestade
begins to rise
começa a se erguer.

P.S: Se você ouve essa música de olhos fechados... dá pra se imaginar no meio de uma tempestade com vento, árvores sacudindo, céus escuros, relâmpagos... e o que mais for. *suspiro* A mais cativante entidade, mesmo... Se a tempestade fosse uma música, seria essa.

11 comentários:

Vivy disse...

nha, sabe q ainda naum ouvi essa musica? vou procurar qndo meu pc voltar;aliás, to aqui no pc da minha mãe, ainda sem o meu. nossa, que falta q um computador faz. eu jah estava sentindo vazia sem estudar, agora sem estudar e sem computador, minha vida naum tem mais sentido! ahahahaha, as aulas terminam essa semana, ainda bem e acho q o pc chega antes de sexta, então se prepare para um resposta do tamanho do mundo.

Anônimo disse...

Hahahahahahaha, eu estou esperando por isso mesmo, criança descomputadorizada! ^_^ Saudações do otouto!

Eu bem me lembro de quando minha placa de modem queimou. Não fiquei sem pc, mind you, mas fiquei com muita saudade de todos vcs, meus colegas da net. Faço uma idéia de como vc tá se sentindo, sim.

Procure por 'Blackmore's Night'. Essa é só uma das inúmeras músicas deles pelas quais eu babo... e essa é muito legal pra gente que, como nós, curte uma bela tempestade. Sério mesmo, Miki, o som e o ritmo dos instrumentos, especialmente no começo e no final da música, faz pensar numa tempestade daquelas com ventos, que começam e terminam como se fosse um tipo de balé. Meu, eu adoro essa música...!

Beijão, minha irmãzinha, e mande seu e-mail quilometrico, q eu tô esperando pra dar uma resposta astronômica! Bwahahahaha!

Vivy disse...

e o email naum vai agora. o monitor chegou, mas ainda está com problema. a imagem está tão esfumaçada q parece qndo tento ver longe sem os oculos (sim, aquela mesma impressão de miopia). nem vou ficar aqui por mto tempo q vai destruir mais ainda meus olhinhos. só passei pra avisar. aaaah e cortei o cabelo! tá beeeeeeeem curtinho. cara nova, mas sabe q gostei? tah fashion ahahaha. ateh outro dia otouto.

Anônimo disse...

Agh, eu tinha uma resposta prontinha aqui, e não sei o que aconteceu q a conexão caiu! Com essas, até perdi a vontade de voltar e postar ><

Mas aghora tá indo. E, cuide desses olhos criança, ou logo vai ter que pedir pra alguém ler antes de responder e-mails e posts! É ruim, hein? E, puatz, cabelo curtinho??? T'sá, Miki, q mania de mexer em time que tá ganhando! Vê lá, hein? Olha só o q deu no Corinthians...

Nah, o cabelo é seu, e se vc acha q ficou legal, então beleza. Beijão irmãzinha! Ah, e manda de novo o final do e-mail, q eu vou respostar, mas parece q o ig comeu alguma coisa dele logo depois do seu comentário 'esses otoutos...' ^_^

Beijão do otouto, respondedor de primeira!!

Vivy disse...

nada de email,, nada de post novo. o que há com vc?

Anônimo disse...

Hahahahahaha, muita coisa ^^ E falar nisso, parece q seu computador novo tá zero bala, né? ^^

Seu e-mail tá sendo respondido, e o post... Bom, tô segurando mais um pouco. Acho que vou colocar só mais um esse ano, mais ou menos antes do Natal... Mas vai ter que ser rápido, falar nisso *admirado* Poxa, não tinha percebido que já tava tão perto.

Beijão, irmãzinha! Tenha fé, que seu e-mail deve ir logo (tô trabalhando uma hora por dia nele, ultimamente ~_^) Talvez até amanhã, com vento a favor.

Vivy disse...

ok, se vc tem orkut agora, manda logo o endereço do seu perfil pra te adicionar, coisa. e o pc naum tá zero bala, eu to com um monitor provisório que me emprestaram. quando o meu voltar devolvo esse.

Anônimo disse...

Endereço... do perfil? ^^' Tem isso tbm? Eita negócio complicado...

Tá, pera um pouquinho, eu acho isso lá e depois posto em algum lugar por aqui, valeu? Ah, e curta o último post pré-Natal que seu otouto postou, criança sem computador! ^^

Beijão do otouto... e seu e-mail tá quase pronto. Guenta a mão só mais um poquinho, e vai um e-mailzinho pequenininho e bebê igual vc ^^'

Anônimo disse...

Tá, acho que consegui. Se copiei a coisa certa, o 'perfil' deveria ser mais ou menos... er...

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=10940104316498488506&pcy=3&t=0

(a gente precisa mesmo passar isso pra todo mundo que quiser visitando a gente? Lasqueira... ~~)

Beijão do otouto... e, achou a música 'Storm' do Blackmore's? Esqueci de perguntar...

Vivy disse...

não, na verdade vc tem q ficar mto tempo na internet e achar todo mundo, fuçando nos perfils dos amigos que vc já tem e adicionando os que vc encontra em comum nos deles. assim que eu te adicionar, vc entra nos meus amigos e olha um por um, vai encontar a urd, a ceres, a kiki, a deedo, a tetis, o ban etc etc etc. provavelmente será mais rapido se olhar nas minhas comunidades e ver os membros que estão na comunidade do cai.

te contei q estou viciando em seriados? me apaixonei por Dr. House.

Anônimo disse...

Heh, Dr. House é legal ^^ Experimente Heroes, é legal tbm. Bão, ao menos eu gosto...

E valeu da dica, outra hora eu volto lá na sua página e procuro alguns dos CAÍdos ^^ Ei, e como eu faço pra colocar uma carinha no lugar da foto? Estou mais escondido que agente secreto ali!

Beijão do otouto... e tenha fé, que seu e-mail vai em breve...