sexta-feira, março 1

MANUAL DO BOM CAMINHANTE (Eu disse que trazia de novo)

Fala pessoas e pessoas, moções e mocinhas! Uma quinzena depois (mais ou menos), saudações do Louco!

Rolam mais uma ou duas idéias sobre escrita e escrever, mas nada muito definido. Fora isso, tô com uma sensação de que já esperei demais pra revisar e retrazer o meu Manual do Bom Caminhante

(pra não mencionar que, pelo que eu tenho visto nas ruas, muita gente ainda precisa ler essa bagaça -_-')

Sem mais enrolação, revejamos alguns princípios que podem ajudar qualquer um enquanto anda por aí nas calçadas, e até pros motoristas, motoqueiros e motoqualquer coisa que precise interagir com trânsito/outras pessoas lá fora.

1 - Abra Caminho

Todo mundo lá fora quer chegar em algum lugar. É expressamente proibido se colocar no caminho dos outros caminhantes, além de ser falta de educação.

2 - Respeite Jovens e Velhos

Pais com seus filhos, no braço ou arrastados pelo braço, senhores e senhoras de idade, não têm como desenvolver a velocidade média de caminhantes convencionais. Sendo assim, atropelar, passar na frente ou empurrar qualquer um deles não é permitido, não importando sua pressa. Lembre-se, um dia você também vai ser de idade; essas crianças que você pisoteia hoje vão aprender com seu exemplo, e te pisotear amanhã -_-'

3 - Saia mais cedo

O mundo, por incrível que pareça, 'não' é culpado se você se atrasou, e nem deveria pagar por isso. Saia de casa mais cedo, preparando-se pra imprevistos (congestionamentos, ônibus/carro quebrado, enchentes, etc). Um buzinaço não faz os outros carros desaparecerem por mágica, aumenta a poluição sonora e, pior, enche o saco.

4 - Pelo Menos Um

Atenção é necessária quando se anda ou dirige. Se você quer ouvir iPad, Pods, Walkman (http://letras.mus.br/bezerrinho/walkman/), melhor com fones. Mas você perde a percepção do que tem ao redor se os dois ouvidos estiverem tapados, e acidentes são a consequência. Se é preciso ouvir música, ouça, ué. Mas lembre, algumas das coisas do mundo ao redor machucam, como buracos, pedestres carregados e caminhões em ladeira.

5 - Pelo Menos Um, Parte Dois

Se é preciso ouvir música, ouça, ué. Mas coloque pelo menos um fone de ouvido; as pessoas ao redor, especialmente a bordo de veículos públicos, não costumam estar muito interessadas no seu estilo musical favorito, e mesmo os que gostam podem não estar a fim de ouvir 'naquela' hora.

6 - Indiana Jones

Ruas, calçadas e travessias podem ser mais perigosas do que se imagina. Não dá pra ver, nas águas barrentas da inundação, se tem um buraco de esgoto até que se caia neles. Muitas tampas de bueiro estão só 'colocadas', prontas pra virar, quebrar ou tombar com você quando pisar em cima. Tampas metálicas de caixas telefônicas, de saneamento e afins não estão em situação melhor. E eu nem vou falar dos chicletes, ou do cocô de cachorro... |'p

7 - Na Sua Casa

Aliás, esqueça essa história de que 'os garis tão aí pra isso'. O chiclete que você joga na calçada pode ser o mesmo em que você vai pisar mais tarde. Não, a lixeira não está tão longe que você não possa carregar aquele papel de embalagem até ela e sim, se ao jogar nela você errar, cate no chão e tente de novo. Antes de reclamar das autoridades por não fazerem a parte delas, pergunte se você tá fazendo a sua.

8 - Sexto Sentido?

Não, só observação. Com um mínimo de atenção você pode desviar e se deter antes de alguns obstáculos móveis típicos, como fumantes à sua frente jogando fumaça a favor do vento, carros e motos que entram sem dar seta ou que passam quando o farol abriu pra você.

9 - Não É O Fim do Mundo

Seu carro enguiçou? Seu tróleibus não anda por falta de energia? Você nasceu com duas invenções divinas que podem quebrar o galho, chamadas 'pernas'. Talvez se atrase, mas você não precisa parar no meio do caminho só porque a condução parou. Uma enchente bloqueia seu caminho de sempre? Encontre um alternativo, em terrenos altos. Na maioria das vezes, se pensar no 'pior que pode acontecer', um bom caminhante consegue continuar andando.

10 - Gentileza?

O fato de ninguém atender ou responder com um sorriso não quer dizer que você não possa dar o exemplo. Ninguém precisa ficar com um sorriso idiota na cara o tempo todo, tipo o Bozo (sim, ele está de volta. E não está sozinho), mas até agora não encontrei ninguém que não responda com educação a uma saudação educada, como um 'bom dia', ou 'obrigado'. E se encontrar... bem, o problema não é seu, né?

11 - Chegar Logo

O fato de não atropelar pessoas mais lentas, de ceder a vez e coisa do tipo não quer dizer que qualquer viajante não queira o básico, chegar ao ponto de destino (mais importante ainda quando a idéia é voltar pra casa). Pegar seu cartão do ônibus, o bilhete do metrô ou o dinheiro da passagem 'antes' da condução chegar não é muito, e vai agilizar um pouco a ida de todo mundo.
Hm? Não liga pra ida dos outros? Tá, agilize a sua; quanto mais rápido passar pela catraca, mais lugares pra sentar você vai encontrar antes da pessoa que entrou pela porta dos fundos.

Legal, dois itens a mais que na versão oficial, e nada tão longo, acho eu. Tá de bom tamanho pra atualização do Manual - e quem sabe? Até a próxima edição, talvez alguma das sugestões esteja sendo seguida ^^

Forte amplexo do Louco, que já não liga se influencia ou não. Mas não resiste a comentar :D


Nenhum comentário: