sexta-feira, novembro 2

DESERTO DE IDÉIAS - O RETORNO

Uous! Fala, autores, autoras, leitores e leitoras, galera da escrita! Saudações novembrinas do Louco!

Todo mundo que escreve, escreveu ou escreverá já se deparou com isso pelo menos umas vezes, e embora tenha quase certeza de já ter falado disso, o tópico é tão recorrente quanto as vezes em que rola, e  então, trago de novo Perdido no Deserto, Certo?

Escrever tem um bocado de encanto, ao contrário do que dizem os preguiçosos, porque você faz as coisas acontecerem, encaminha elas e tudo... mas também é meio frustrante, às vezes, admito. Principalmente quando você fica lá, na frente da folha de papel em branco ou do monitor, com aquele cursorzinho piscando, esperando a próxima letra ou palavra que se vai escrever... e a idéia simplesmente não vem!! Ou melhor, você fica lá escrevendo, dá uma paradinha e lê, pra apreciar... e sabe, pra você mesmo, que aquilo tá ruim, ou que tá muito longe do 'bom' que você aceitaria.

Yep. Você encontrou, outra vez, o caminho pro temido 'Deserto de Idéias', uma área inóspita na imaginação de qualquer ser humano, que aflige autores pra tudo o que é lado, que nos leva ao desespero e deixa esqueletos de idéias largados em suas vastidões áridas, pra ser roídos pelos ventos do desânimo e os abutres do tédio.

(uau, bonito isso! Por que não vem uma idéia dessas quando eu me perco...?)

Conheço muita gente que largou história por conta disso. Mas também, é causa e consequência ao mesmo tempo; o deserto faz você perder o ânimo pela idéia, mas também é verdade que, ao largar a idéia por muito tempo - tipo, na nossa rotina atribulada - você condena a mesma a secar no deserto. Claro, entre os compromissos do dia a dia e a nossa idéia, a coitada tá lutando num cabo de guerra sem muita chance de vencer, mas... também é trabalho do autor não deixar uma idéia morrer.

Tá, então chegamos ao ponto: o que raios fazer pra sair do deserto? Se tem um jeito de entrar, tem que ter uma saída, certo? E aí?

Na verdade, tem um monte de jeitos; uma volta pelo quarteirão (um pouco mais longe, se tiver carro, moto ou bicicleta... ou se quiser apenas usar SP2 - seus dois pés). Uma caminhada, ver os arredores, tirar a cabeça um pouco do que se está escrevendo, por vezes quebra um galho na hora de fazer aquela peça que falta encaixar. Acredite, por estranho que pareça, nem toda a boa idéia tá esperando ali, naquela página/tela em branco.

Música. Não funciona pra todo mundo, porque cada um é cada um, mas um bom tema pode fazer a diferença entre continuar escrevendo ou encalhar numa duna. Claro, a música apropriada pra o que se estiver escrevendo: rock melódico pra épicos (Senhor dos Anéis, Jogos dos Tronos, Eragon... Esse tipo de coisa); um tema romântico, a la Celine Dion e seu tema do Titanic, My Heart Will Go On, se for uma história romântica - ou se o momento, específico, for de romance - algo com saxofone e orquestra se a cena ou história for numa cidade grande à noite (sei lá por quê, mas pianos e sax têm tudo a ver com cidade à noite, naquele clima elegante em que você tem o herói e a heroína jantando... Bom, ou é o que me parece), e até alguma coisa bem mais diversa, como música sertaneja raiz pra cenas em estradas de terra, com perseguição à cavalo (por isso música 'raiz', não aquele sertanejo tipo Zezé di Camargo e Luciano, que é mais dor de cotovelo e menos sertanejo)... Acho que o exemplo ficou claro. E claro também, cada pessoa ouve uma música e tem uma idéia diferente, então você pode ter sua própria definição pra idéias vindas de música. Faça seu próprio teste, então, e encontre o tema certo pra cada cenário.

Conversar com amigos ou amigas que também entendam do assunto. Há autores e autores, e enquanto alguns reagem meio mal a idéias de outras pessoas - muitos autores são geniais e, por isso mesmo, ficam meio convencidos demais, achando que só eles sabem direito o que serve pra própria história. Não é bem assim, não - eu ainda acredito que uma idéia trocada com um amigo ou amiga a respeito pode render maravilhas. De repente, você não consegue aproveitar uma simples palavra de tudo o que ouviu... mas da idéia que não se vai usar, brota uma coisa própria, só sua, que surgiu justamente da sua discordância! Olha que louco!

Uma luta. E acreditem, a idéia vem de um dos mestres, Tolkien (o lendário autor de Senhor dos Anéis). Pra quem nunca leu o prefácio, ele menciona ter parado por um ano (inteiro!!!) diante do túmulo de Balin, ainda no Sociedade do Anel, por este ou aquele motivo. Mesmo um grande autor como ele pôde ser afastado da história por obrigações pessoais e outras coisas que não podia controlar, e foi forçado a uma parada longa, beeeem longa. Logo depois, Frodo, Aragorn e os demais são emboscados na Câmara de Mazarbul, e o que se segue é uma das melhores sequências que eu tive o privilégio de ler entre os inúmeros livros que já me passaram pela mão. Posso dizer, aquela parte gruda em você, e não dá pra largar o livro até que eles tenham passado por toda a situação, saindo de Moria. E dali a caravana - e a história - seguem seu rumo pro sul, e pra todos os eventos que ficaram famosos nos livros e cinema. Se 'isso' não é uma saída maneira do deserto de idéias, eu não sei o que é!
Ou seja, faça com que a coisa descambe num bom momento de ação, se a coisa ficou meio parada, e se houver como. Claro, não 'tem' que ser uma luta (mas fica bem mais divertido se for ^^), desde que se dê uma boa agitada pra quebrar a pasmaceira. Se funciona pra nós, pode funcionar pra história, né?

Outras? Vai saber. A extensão do deserto de idéias nunca foi mapeada e, por tudo o que se sabe, pode haver um monte de caminhos saindo dele, que ninguém ainda encontrou.

Interesse-se! Descubra por conta própria! E vê se me fala, criatura! Acredite, eu bem que agradeço se descobrir outro jeito de sair dessas, quando encalhar no deserto. Já que pretendo continuar escrevendo por muito tempo, suspeito que ainda vá parar lá muitas vezes. E é sempre um alívio escapar.

Forte amplexo do Louco, indo ali enfrentar a vastidão mais um pouco - sim, estou com uma idéia encalhada agorinha mesmo Y_Y  De onde acham que tirei a idéia pra este post? - e ver se descubro uma saída nova, ou se a da música vai resolver hoje.



Nenhum comentário: