quinta-feira, agosto 18

REPETIÇÃO

Hola, escritores, escritoras e afins. Saudações do Louco!


Pensando no assunto hoje enquanto descia do tróleibus (já mencionei que boas idéias vêm em qualquer momento?), me ocorreu outro tema recorrente, algo a se evitar, eu diria; repetição.


Quando a gente tá nervoso, conversando, é costume de muita gente ficar falando a mesma palavra várias vezes. E por incrível que pareça, acontece quando se escreve também. Escolher o mesmo tema, falar do mesmo assunto ou usar o mesmo modelo abordando um tema diferente.


Stephen King, um dos meus ídolos, sempre recorre às mesmas coisas, não importando a história que escreva. Preconceito, bullying, cidade pequena e isolada, com pessoas cuidando das vidas umas das outras... e, claro, um ou vários elementos do sobrenatural. Em grau maior ou menor, acho que todo mundo acaba reutilizando uma ou várias idéias. E digo, até aí tudo bem; se a idéia é boa, não tem nenhum contrato de exclusividade dizendo que só vale uma vez.


Mas um bom autor ou autora precisa renovar, também. Reciclar é bom, e isso vale até pras idéias, como eu entendo. Mas pra cada boa idéia reutilizada, acho que é melhor se vierem umas oito ou nove novas. É parte do grande desafio de um autor, acho eu.


Lendo Fairy Tail algum tempo atrás, vi a personagem Lucy mencionar que 'se fosse possível entender exatamente como funciona a mente de um autor, seus livros não teriam graça'. E acho que concordo. Parte da graça do que fazemos ou escrevemos vem justamente da capacidade de surpreender (um amigo meu que não gosta de ler disse a mesma coisa; nada pior que um título ou história que deixa claro como vai acabar desde o início - coisa do tipo 'A Morte de Pedro'. Não importa o quanto se surpreenda, você já começa sabendo que tem um Pedro pra morrer ali).


Acho que tinha mais, mas já falei um bocado, né? Forte amplexo, e bom almoço, do Louco!

4 comentários:

Priscila Ferminio disse...

Hy dear Eddie!

Estava aqui olhando umas coisas antigas, e de repente, me deparo com este link!

Bom saber q vc ainda anda por aqui!

Sdds!

Beijo grande!

Ednilson disse...

Hey Pri! É bom ouvir de vc! Saudações do Eddie! ^^

Andei sumido, pra ser bem honesto. Mas acho que agora voltei pra valer. E vc leu os últimos posts? Publiquei!!! Ú-húúúúú! O primeiro de muitos, indeed!

Beijão, moça, e valeu da visita ^^

Vivy disse...

Oi, otouto! nee-chan aqui! Sabe que eu também tava pensando nessa coisa de repetição de temas quando assisti Hanna antes de ontem. Cara, como é bom poder ver filmes no meio da semana. Viva as férias!

Bom, mas eu ainda não sei o quanto é bom ou não, as vezes os temas se repetem, mas a histórias são diferentes.

E aih? Já vendeu algum livro? Vamos comemorar ou não?

Ednilson disse...

... 'Hanna'...? Qué isso? ^^'

Mas férias são algo bom, né? Eu ando meio esquecido do que é isso, pra ser bem honesto. Preciso tirar um tempo pra ficar de bobeira no final do ano.

E francamente, eu não acho que dê pra evitar a repetição, nee-chan. Salvo um ou outro insight raríssimo, vc sempre acaba repetindo a idéia de alguém. Nada de mais. Só acho que o mesmo autor repetindo de novo e de novo os mesmos temas, isso é algo pra se evitar. Ou a gente acaba fazendo a única coisa que pode mesmo afundar um bom autor, ficar previsível.

E, me parece ter vendido alguns, sim ^^ Mas tô divulgando, pra esses alguns virarem muitos! Primeiro passo do plano 'fazer kids gostarem de ler' atingido! Vamos ao próximo...

Falar nisso, andei enrolado esses dias, então ainda não comecei com a resposta. Mas acho que dá pra começar ainda hoje ^^ Vejemos...!

Bjon do otouto... e comemorar é bom!! Só precisamos do tempo e lugar certos.