quarta-feira, agosto 1

Esse post, amigos blogueiros, deveria ter vindo na semana q o amigo Akira decidiu seguir em frente. Mas acho o assunto válido, por mais de uma razão, e assim sendo eu o posto agora. Com sua licença...

HOMENAGEM DE FÃ


Senhoras e senhores, membros do júri, saudações enregeladas do Louco, curtindo o começo de suas férias do serviço e... lamentavelmente, sem internet por enquanto. Assim que puder, postarei esse post.

Como eu já disse a uma amiga que acontece, um novo tema pra discutir caiu na minha cabeça hoje, indo pro serviço - o que está muito bom, levando em conta que meu caderninho de idéias mais recente sumiu Y_Y Droga, tô me sentindo um lixo; toda a base do roteiro do fim da Christabel tava lá, pombas...! - e assim eu venho adiante pra falar de Fanfics: Como, Onde, Pra quê.

Pra quem não conhece o termo, os fics são histórias fictícias feitas por fãs (daí o nome), onde se pega um tema mais ou menos famoso, do qual se curta, e aí se coloca o ídolo ou ídolos em todo o tipo de situação não imaginada pelo autor original. Como assim? Pra encurtar a conversa, imagine um fã dos Cavaleiros do Zodíaco fazendo aqueles manés darem atenção pra alguma outra garota que não fosse a Atena. Ou o Black Kamen Rider andando de skate, ao invés da moto. Ou, vai, usando um personagem ainda mais conhecido, contar uma história em que o Super-Homem vai ali do lado, jogar 'Monstros de Duelo' na mais recente Animecon! ^^

Pra quê uma história de um personagem que não é seu e, pior, nunca faria algo do que você tá falando? Bom, existem vários motivos. De repente na história original não rola um romance que você queria ver, ou a história termina de um modo que você não queria, ou você resolve dar uma chance de aparecer pra aqueles personagens secundários que, normalmente, só tão lá pra pilotar um jato, ou servir café. Alguns autores amadores, ou sem muita experiência, podem usar isso pra praticar; antes de escrever uma história cem por cento sua, pode ser divertido brincar com um cenário e personagens pré-montados por outros (lembro que eu curtia muito ficar imaginando situações pros personagens de Capitão Planeta, Sailormoon e... er... Droga, acho que tá faltando alguém...! Nah, não lembro, mas tenho certeza que 'imaginei' fics pra alguma outra série famosa...).

Que personagem é melhor usar pra um fic? É uma das melhores partes: qualquer um, desde que você esteja a fim! Como a maioria das boas histórias, qualquer história que nasça de um fanfic tem que vir de alguma boa inspiração que tenha surgido. No entanto, cabe exercitar alguma responsabilidade aí. Uma vez que a história é sua, você pode colocar aquele personagem famoso pra fazer o que você quiser, e agir como você quiser... se souber usar o bom senso. Se vai falar do Harry Potter, é melhor tentar lembrar mais ou menos como ele age nas histórias dele. Colocar um Harry com tendências de Batman, sombrio e jurando caçar bruxos criminosos pro resto da vida, sem direito nem a uma vida pessoal, sem dúvida é uma alternativa... mas ninguém vai reconhecê-lo como o personagem famoso que ele é, e sim algo novo. O mesmo vale pra escrever sobre um Tio Patinhas cabeça fresca; esse é o Donald, gente. Tudo bem fazer com que ele, nos bastidores, fosse chegado em tomar umas e outras - ele é escocês, não seria nada estranho se longe das câmeras e das caçadas a riquezas, ele gostasse de relaxar tomando um bom whiskinho... que não fosse muito caro, bem entendido ^^ Ou um Donald chegado a jogar bilhar. Um Shun de Andrômeda que tivesse uma coleção de bichinhos de pelúcia (uma coleção de latas de cerveja me faria gargalhar um bocado, mas acho que foge do personagem... ou até por causa disso mesmo eu riria! ^^) e por aí vai.

Se pode ser diferente? Bem, até pode... mas é melhor estar preparado pra ninguém reconhecer a sua obra, ou dizerem que você não falou 'daquele' personagem famoso. Como eu disse, a história é sua. E a responsabilidade, também. Onde também vale lembrar, sempre vai ter quem odeie o que você escreva, e alguns ocasionais que podem realmente amar. Heh... Aqui, vão dois avisos, já que conselho não rola: se você fizer com freqüência histórias que fogem do personagem homenageado, a expectativa de atrair leitores diminui até virar zero - eu não leria histórias homenageando, vai... o Avatar, por exemplo, se o autor fizesse Aang muito diferente do monge Dobrador de Ar de doze anos que eu estou acostumado a ver no desenho. Só de reconhecer o nome do autor do fic, eu passaria longe. E, se você for bom no que está fazendo, é melhor se acostumar com um público cativo pulando no seu pescoço pra você fazer mais e mais fics sobre aquele tema. Uma amiga minha conseguiu isso mais de uma vez, e é muito legal ter um público te elogiando e dizendo que ficou legal o que foi escrito... mas tem dias em que vc não tá com vontade de escrever, ou você terminou uma idéia mais recente e tá sem nada no baú. E às vezes é meio difícil convencer esse povo a esperar... ^^'

Finalizando, como não podia deixar de ser, um último aviso: melhor não começar a misturar muito personagens da sua própria criação com coisas de autores desconhecidos. Sei lá por que, mas não me parece muito plausível. Digo, mais de uma vez eu já imaginei o bom e velho Darris (mais velho do que bom, propriamente ^^) chutando a bunda daquele imbecil do Paladino (da agora encerrada série Holy Avengers), simplesmente porque eu sei que ele poderia e sei que o velho Palada bem merecia... mas não me parece muito legal. Digo, todo mundo que joga algum sistema de RPG parece obcecado em acabar com cada personagem grande e famoso que existe lá (Elminster, Gandalf, Mestre Arsenal, o Vingador... ah, é isso!!! Caverna do Dragão, era onde eu também ficava imaginando fics!!!!), mas isso é uma tremenda roubada. É mais uma coisa de 'satisfazer o ego', você pode ficar muito satisfeito com o resultado, mas dificilmente vai agradar a maioria do público. E vai por mim, história que só a gente lê não é tão legal quanto aquela história que passa na mão de todo mundo.

Acho que todo autor, no fim, quer saber o que o público acharia do que foi feito pelas suas mãos, seja uma autoria total sua ou um fanfiction sobre alguém mais famoso de outra pessoa. Pense naquilo que você quer falar e então imagine como gostaria que fosse feito. Tá, e sendo honesto, seja crítico de si mesmo. Eu curti pra caramba fazer um fic mudando o final de Final Fantasy VII e não me arrependo de tê-lo feito, não... mas se fosse fazer de novo, mesmo mantendo o romantismo... acho que colocaria menos açúcar #^^#

Forte amplexo autoral do Louco... Hm, e aproveitando que Christabel tá indo rapidamente pro seu final, vai uma boa e velha música nacional, que Zero cantava pra ela entre um capítulo e outro e que tem tudo a ver... ou pelo menos, o comecinho tem ^^ Ah, e além disso, quem é que não gosta do grupo Ira! ?


Ira! - Inundação de Amor


Sou do tipo que você não gosta
Mas um dia vai gostar
Sou do tipo que você já gostou
E não quer mais gostar
Mas o nosso tipo conhecemos de montão
Mas o nosso tipo conhecemos

Nas veias várias doses de ilusão
Me tiraram os pés do chão
Enquanto eu acordo a chuva cai... inundação

Inundação de amor
Dentro desse louco coração (2x)

Sou do tipo que você gostou
E não quer mais gostar
Sou do tipo que você não gosta
Mas um dia vai gostar
E cada beijo seu
Vou mandar bordar
Minha camisa amarela
Vermelha vai ficar

Nas veias várias doses de ilusão
Me tiraram os pés do chão
Enquanto eu acordo a chuva cai.... inundação

Inundação de amor
Dentro desse louco coração (3X)

6 comentários:

Vivy disse...

nossa, finalmente eu consegui abrir o blogspot! nem no meu blog eu tava conseguindo entrar imagina?

hey, otouto, acho q a resposta vai ainda hoje (se eu naum perde-la novamente. além de ter perdido a primeira, eu fechei sem salvar a segunda. q oooodio).

Gostei do post sobre fanfic. realmente qndo vc se mantem no personagem aparece um monte de gente pra ler. a menos que vc se proponha a fazer algo diferente. mas claro, uma boa storyline conta mais do q tudo. é sempre o argumento q manda. bom, vou saindo pq vou almoçar em algum lugar por causa dos dia dos pais (eu juro q se me levarem para uma churrascaria, eu fico com os presentes pra mim! mesmo escritos 'o maior pai do mundo'.)

Anônimo disse...

Hahahahahahahaha, eu devia esperar uma coisa dessas dela ^^ Oi irmãzinha q pirateia os presentes de volta! Otouto na linha!

Heh, se vc, a maior autora de fics q eu conheço, curtiu o post, já valeu ^^ E é o q vc disse, uma sotryline convincente vale milhões. Mas é legal q os leitores 'possam' reconhecer o personagem em quem vc se inspirou tbm, ou fica meio bizarro.

E, problemas pra salvar, hein? ^^ Nem fale, abomino quando essas perdas de material acontecem. Por essas e outras sempre mantenho minhas histórias a salvo em disquetes tbm (se der um bléubs no computer uma hora dessas, eu quero ter algo salvo q possa recuperar. Imagine, perder cinco anos de esforço no Darris. E três na Christie. ;_; E o tempo total dos meus rascunhos...)

Beijão do otouto, moça, e desculpe não ter vindo antes. Estava sem linha na semana passada, e minha irmã monopolizou a máquina hoje.

Vivy disse...

Só passando rapidinho para avisar que se vc naum for nos simpsons domingo..... SE PREPARE PARA UMA MORTE LENTA E DOLOROSA.

Anônimo disse...

Oi Miki irmãzinha! Saudações do Otouto!

Hehehehe... *sorriso maligno* Pois é, adivinha só? Eu fui! Vc me viu lá não viu...?

Não...? Ah, é...

*preparando instrumentos de tortura - CD de MP3 com 201 músicas do Roberto Carlos incluso - e com ar de que vai se divertir um bocado*

Vivy disse...

argh, q raiva. nem me fala que agora eu to devendo uma volta cinematografica no cai. hey e sai daqui com esses discos embolorados. e eu ainda to esperando seu email, viu otouto demorado.

Anônimo disse...

Hahahahahahahahahaha, dá uma cheirada no MP3 com fungos, nee-chan!!!! >:)

Olha, a culpa é sua por ter colocado a resposta dos comentários junto ^^ O e-mail, propriamente, eujá terminei.

Ademais, me parece q a mensagem tinha ficado muito grande; me parece recordar de ver uma mensagem 'grande demais pra' blá blá blá. Estou comentando, mas tbm estou ocupadaço nos últimos tempos.

(tipo, eu fui ver uma amiga minha no cinema, sabe... ^^)

Beijão, moça! Pretendo terminar a resposta hoje ou, mais provavelmente, amanhã (vou dar aula demosntrativa amanhã cedo e não vou poder ficar on line muito mais, savvy?)