domingo, setembro 10

... E A HISTÓRIA TERMINA


Senhoras, senhores e senhoritos, saudações bumerangues do Louco! Sim, bumerangue! Vou, demoro... mas sempre volto ^^

Estava guardando um pouco esse tópico pra mais tarde, mas como diz minha mãe, nem sei se estou vivo aqui mais tarde. Logo, é melhor já entrar logo no que Paul Sheldon (Angústia, de Stephen King) chamou de ?o momento mais ansiado e odiado por um escritor?; quando a história termina.

Talvez, quem nunca escreveu uma história longa não entenda porque começar tal assunto, mas a verdade é que isso não é uma coisa solene nem nada, mas é muito sério. Quanto tempo se passa na mesma história, acho que depende muito da capacidade, criatividade e disciplina de cada autor. Eu, sem falsa modéstia, garanto que tenho uma tremenda capacidade, q sou criativo como poucos... mas também admito q não sou nada disciplinado. Da mesma forma que posso escrever por horas a fio (sem exagero, posso mesmo!) num momento de inspiração, ou na decisão da história, também posso passar semanas sem encostar no trabalho, e isso remete ao assunto anterior discutido no blog.

Mas estou divagando...

O ponto é que, uma vez que você se dedica a um personagem, ou um reino, ou um mundo inteiro por um período razoável, é como criar mais um grande amigo, ou vários. Vc se inteira dos próprios pensamentos, medos e esperanças deles, e de certa forma, se torna essas pessoas. Heh... Aqueles que já jogaram RPG alguma vez, ou já interpretaram um papel podem entender o q estou dizendo, eu acho. Ao menos por um tempo, vc encarna o personagem e seus inimigos, e divide com eles os desafios. Todos.

Por isso mesmo, é meio triste se despedir. Num belo dia, depois de um frenesi de inspiração onde seus dedos estão dormentes, talvez até feridos (já me aconteceu uma vez), onde os músculos dos seus braços não agüentam mais aquela posição, os pulsos doem e sua cabeça sente a exaustão de um dia intenso de trabalho, levanta-se da cadeira com aquela sensação de dever cumprido. Se vc for um chato igual a mim quando termina, vc sai falando mais q a boca e talvez até perturbando os outros com a satisfação do que acabou de fazer, tão embriagado com o próprio feito que até faz parecer que aquelas pessoas à sua volta sabem mesmo do que está falando.

Daí vão dois segredos. O primeiro, porque uma história tem que terminar. Talvez lembrem de alguém já ter dito isso antes, mas é verdade que uma boa história precisa MESMO ter começo, meio e fim. Senão, não importa o quanto vc seja criativo, sua história começa a ficar com gosto de chiclete de hortelã muito mastigado. Ou, nas palavras de Bilbo Bolseiro, mais elegantes, fica como manteiga espalhada numa fatia muito comprida de pão. Leve bastante tempo se for o caso, mas quando chegar a um certo ponto, um autor tem que saber a hora de dizer adeus. Por triste que seja.

O segundo segredo? Não sei se todo autor sofre desse mal, ou é uma coisa minha por ser indisciplinado, mas a verdade é que quase sempre, no meio de uma história longa, outra idéia boa aparece, poderosa e envolvente demais pra ser ignorada. E aí, começa-se a dar atenção pra ela, e escreve-se um primeiro capítulo. Daí pula-se pra um segundo, terceiro, e se vai levando até que, em meio a ela, outra idéia original aparece, e o ciclo se repete. E dá um remorso danado quando vc relê a primeira história em andamento e vê onde parou... ^^?

(agora mesmo, estou com duas penduradas e duas em andamento -_-? Mea culpa, tá, podem jogar os tomates q eu sei que mereço. Não esquentem, pretendo terminar cada uma delas)

Um último conselho: dê-se um tempo de folga entre o término de uma história e o começo de outra. Ao terminar o Darris, eu não conseguia pensar em nada, e tudo o que vinha tinha a ver com ele. Precisei de uns quatro meses (ou estou com o número quatro na cabeça, sei lá) antes de começar minha próxima grande história, e no meio tempo tinha começado uma seqüência pro mesmo Darris. Vícios antigos são difíceis de largar, afinal ~_^

Pra terminar, uma música adequada. A intenção era que fosse Dandelion?s Wine do Blackmore?s Night, mas acho q já postei alguma coisa aqui com essa, falando da despedida de amigos e o desejo de revê-los algum dia, então vou deixar passar. Ao invés, vai a música de onde tirei o nome deste post ^_^

E forte amplexo terminal do Louco!


And The Story Ends (Blind Guardian)
E a História Termina

And the story ends
E a história termina.

insanity said coldly
A insanidade disse friamente,

still waiting for the chance
ainda esperando pela chance.

so out of nowhere it will rise
Então, de lugar algum, ela se erguerá

oh, and another journey starts
ah, e uma outra jornada começa

by the call of the moon
pelo chamado da lua.

was it really me
Era mesmo eu

I saw in the mirror screaming
Que eu vi no espelho gritando?

I swallowed hate and lies
Eu engoli ódio e mentiras

through a thousand cries
através de um milhar de gritos.

someone's sucking out my energy
Alguém está sugando minha energia.


Bridge:What can I do
O que posso fazer?

on this road to nowhere
Nesta estrada para lugar nenhum

Heart of dragon lies
Coração de dragão jaz

at the edge of time
na fronteira do tempo.


Ref.:And the story ends
insanity said coldy
still waiting for the chance
so out of nowhere it will rise
oh, and another journey starts
into insanity's claws
para dentro das garras da insanidade.

Come with me and join me
Venha comigo e junte-se a mim.

a new life's waiting for you
Uma vida nova está esperando por você.

jump through the mirror
Salte através do espelho,

leave fear behind
Deixe o medo para trás.

no matter where I tried
Não importa onde eu tentasse,

the candle light seemed
a luz da vela parecia

lost forever
perdida para sempre

before my vision ends
antes que minha visão termine.

-cathedral
-Catedral.

-falling tears
- Lágrimas caindo.

We're not alone
Não estamos sozinhos.

there's someone else, too
Há mais alguém, também,

from the mirror's other side
Dos espelhos do outro lado

reflecting the cruel part of your soul
refletindo a parte cruel da sua alma.

it's time for your choice
É a hora da sua escolha.

Bridge

Ref.:And the story ends
insanity said coldy
still waiting for the chance
so out of nowhere it will rise
oh, and another journey starts
by the call of the moon

(Solo)

Heart of dragon lies

Bridge

Ref.(1st)
I'm not a king
Eu não sou um rei,

I'm just a bard
Sou apenas um bardo.

how can I trust
Como posso eu acreditar

if there's good and bad
Se existe bom e mau?

the wounds of life
As feridas da vida,

they will remain
elas vão permanecer.

at least I found a friend
Ao menos, encontrei um amigo.

Nenhum comentário: