SOBRE DELIRIOS E LOUCOS (By Louco)
Olá, gente blogueira, louca por copa! Saudações do Louco!
Cumprindo uma promessa feita a um amigo - e tbm pela absoluta falta de assunto, e por achar q tem a ver com o blog ^^ - gostaria de começar a puxar uns tópicos mais relacionados com a estranha arte da escrita. Aliás, é até bom já avisar logo de cara, eu não estou escrevendo um manual, nem nada do tipo. O q quer que seja mencionado vai ser apenas minha opinião sincera sobre o assunto, e qualquer um tem todo o direito de discordar terminantemente e apresentar seu próprio ponto de vista a respeito.
Heh... Só me perdôem se eu fizer o mesmo depois ^^ Afinal, se não concordam comigo, eu posso discordar tbm, não posso?
Bom, pro tema de abertura, acho q posso mencionar aquilo q é o sonho e o pesadelo de todo o autor regular - amador, profissional, de carteirinha, com livro publicado ou whatever. De onde vêm, e pra onde vão, as idéias?
Sim, acho q essa é a pergunta do ano. Todo autor q se preze, compondo obras próprias ou baseadas em algo já existente - o clássico fanfic - já deve ter se deparado ao menos uma vez com a total ausência de uma forma adequada de continuar em certo ponto da história. Como no comercial da escola de inglês, todas as idéias de repente saltam de pára-quedas, deixam o recinto, vão até o banheiro, saem pra comprar um cigarro... sei lá, desaparecem! E não ligam, não mandam e-mail, não dizem quando voltam... nos deixam a ver navios!!!!
Gostaria, encarecidamente, de poder dar a todos os colegas (e às colegas as well) uma fórmula infalível pra preencher esse vazio sempre q ele aparecer, mas receio q vou ficar devendo. Não é assim q funciona, e acho q todos sabem disso. As idéias 'podem' ser forçadas a vir, a gente 'pode' muito bem se obrigar a trabalhar baseado no que ficou no papel, ou monitor... mas é alarmante o quanto isso resulta em material escrito tão ruim que o nosso primeiro impulso é ir lá e destruir o q foi feito ou, alguns autores com mais dó do próprio trabalho, guardar como rascunho pra usar algum outro dia (tenho um amigo q faz isso, e aprendi com ele a fazer o mesmo... mas, confesso q não tenho a menor idéia de quando vai ser esse 'outro dia' #^^#)
Ah, mas o q dizer daquelas idéias q caem de pára-quedas bem em cima de vc (talvez, depois de fugir de pára-quedas de outro autor! ^^), aquelas inspirações luminosas, devastadoras, arrebatadoras...!!! Aquelas q catam vc enquanto está no ônibus, ou andando no meio da rua, e de repente vc começa a riscar um rascunho em qualquer papel disponível, com qualquer meio à mão (digo, quase qualquer meio), e vc tem a visão da coisa, mas mal consegue distinguir as palavras q tá usando, a ponto de depois ler o rascunho e perguntar 'Meu, mas fui mesmo eu quem escrevi isso?' Ou, aquelas mais do q bem vindas que aparecem exatamente no momento q vc tá escrevendo (como o meu favorito momento de ciúmes da Serina na história do Darris ^_^), e encaixam tão direitinho na história q vc se sente como se estivesse de porre depois de uma boa garrafa de vinho, rindo alto, falando bobeira e importunando os outros de tão satisfeito q vc ficou...!
Bom *olhando sem jeito pras duas últimas linhas* talvez um pouco menos de entusiasmo ali em cima... #-_-#
As duas únicas coisas q eu posso sugerir pra ajudar nisso são: um, arrume algum trabalho braçal. Vale qualquer coisa, desde q mantenha suas mãos ocupadas e a cabeça... bem, digamos nem tão ocupada. Algo q vc consiga fazer com o mínimo de concentração, é isso. Algo do tipo lavar o quintal, varrer o chão, arrumar prateleiras, organizar as compras... Qualquer coisa q vc faça deixando a mente divagar, não devagar. Trocadilhos ridículos à parte, algumas das minhas melhores idéias vieram nessas circunstâncias... Ah, e não 'tente' fazer a idéia vir, deixe os pensamentos soltos. Se concentrar na idéia parece q espanta a danada; cante uma música, lembre de um filme, pense no sonho q teve essa noite e não consegue mais lembrar... sei lá, improvise, mas não tente fazer a idéia vir. Quando pensar q não, uma verdadeira 'bomba' vai cair no seu colo!!!!!
E, dois... tente arrumar uma trilha sonora, algo q tenha a ver com o tema q vc escolheu. Vc curte escrever, por exemplo, sobre perseguições? Procure músicas de bandas q te façam pensar nisso, algo com ritmo empolgante e puxado (eu sugeriria Iron Maiden, mas sendo eu fã, a coisa fica meio parcial ^^). Como minha especialidade é fantasia medieval, Blackmore's Night e Kamelot funcionam muito bem, assim como Rhapsody, Blind Guardian e Nightwish. Mas, é melhor algo q vc não saiba cantar junto; cantar com a música quebra a concentração pra escrever (duvida? Experimente escrever e cantar ao mesmo tempo >_<). Alguém aí tem alguma outra idéia? Acredito q toda a galera escritora, esteja onde estiver, vai ficar muito grata por qualquer sugestão prática ^^ Afinal, se der pra debelar o fantasma do 'Deserto de Idéias', qualquer coisa é coisa, né não? E, encerrando, uma dessas peças q me dão idéias. Espero q vcs curtam; é algo q eu gosto de pensar como 'a versão do Kamelot pra Powerslave'.
Forte amplexo do Louco ^^
terça-feira, junho 13
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário